Os cientistas


Algumas fotografias do "Mini - Fórum dos cientistas"


segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Charles Robert Darwin

Data e local de nascimento: Shrewsbury, 12 de Fevereiro de 1809

Data e local de falecimento: Downe, Kent, 19 de Abril de 1882

Foi um naturalista britânico que alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução e propor uma teoria para explicar como ela se dá por meio da selecção natural e sexual. Esta teoria desenvolveu-se no que é agora considerado o paradigma central para explicação de diversos fenómenos na Biologia. Foi laureado com a medalha Wollaston concedida pela Sociedade Geológica de Londres, em 1859.
Darwin começou a interessar-se por história natural na universidade enquanto era estudante de Medicina e, depois, Teologia. A sua viagem de cinco anos a bordo do Beagle e escritos posteriores trouxeram-lhe reconhecimento como geólogo e fama como escritor. Suas observações da natureza levaram-no ao estudo da diversificação das espécies e, em 1838, ao desenvolvimento da teoria da Selecção Natural. Consciente de que outros antes dele tinham sido severamente punidos por sugerir ideias como aquela, ele as confiou apenas a amigos próximos e continuou a sua pesquisa tentando antecipar possíveis contestações.
Em reconhecimento à importância do seu trabalho, Darwin foi enterrado na Abadia de Westminster, próximo a Charles Lyell, William Herschel e Isaac Newton.

A viagem do Beagle
A viagem do Beagle durou quatro anos e nove meses. Ele estudou uma rica variedade de características geológicas, fósseis, organismos vivos e conheceu muitas pessoas, entre nativos e colonos. Darwin arrecadou sistematicamente um enorme número de espécies, muitos dos quais novos para a ciência. Isto estabeleceu a sua reputação como um naturalista e fez dele um dos pioneiros do campo da Ecologia. Suas anotações detalhadas mostravam seu dom para a teorização e formaram a base para seus trabalhos posteriores, bem como forneceram visões sociais, políticas e antropológicas.

Evolução por selecção natural
Temendo tanto as críticas científicas quanto as religiosas, Darwin passou décadas desenvolvendo as suas teorias evolutivas quase sempre em segredo.
Darwin era agora um eminente geólogo no meio científico formado por clérigos naturalistas, com uma renda segura e trabalhando secretamente em sua teoria. Ele tinha muito a fazer, escrevendo sobre todos os seus achados e supervisionando a preparação dos vários volumes da "Zoologia" que deveriam descrever as suas colecções. Ele estava convencido da ocorrência da evolução mas, desde muito tempo, sempre esteve consciente de que a ideia de transmutação de espécies era vista como uma blasfémia, bem como era associada com agitadores democráticos radicais na Inglaterra; portanto, a publicação de suas ideias poderia significar a demolição de sua reputação e, consequentemente, a sua ruína. Assim, ele fazia experimentos minuciosos com plantas e consultava frequentemente muitos criadores de animais, incluindo criadores de pombos e porcos, na tentativa de encontrar repostas convincentes para todos os contra-argumentos que ele conseguia antever.

Sem comentários:

Cartões de identificação dos elementos do grupo no "Mini - Fórum dos cientistas"

Cartões de identificação dos elementos do grupo no "Mini - Fórum dos cientistas"

Protocolo das células da cebola

Protocolo das células da cebola

Protocola das células da Língua

Protocola das células da Língua

Protocolo do ADN

Protocolo do ADN

Ficha fornecida aos aluns visitantes do "Mini - Fórum dos cientistas"

Ficha fornecida aos aluns visitantes do "Mini - Fórum dos cientistas"

Certificados entregues aos Professores das turmas em questão

Certificados entregues aos Professores das turmas em questão